segunda-feira, 27 de agosto de 2012


 


 


 

SETEMBRO

CONVIVENDO COM AS DIFERENÇAS


 


 

Vivemos em uma sociedade plural, onde é preciso desde cedo aprender a conviver com as diferentes classes sociais, etnias, grupos e culturas. Esta aprendizagem é iniciada no 1° grupo do qual fazemos parte: a família.

O Objetivo desta abordagem é suscitar a importância do diálogo e vivenciadas com as diferenças do outro. É preciso entender que cada ser humano apresenta peculiaridades e particularidades que o torna diferente, único, na sua visão e compreensão do mundo.

Vale ressaltar um fato marcante que ocorreu na história da humanidade, que consideramos como um total desrespeito aos direitos humanos. Na Segunda Guerra Mundial, Hitler queria expandir o seu domínio para além do seu território alemão, invadindo cidades e países circunvizinhos. (seria bom explicar melhor a correção entre a atitude de Hitle e a falta de respeito às diferenças)

É certo que o desafio de conviver com as diferenças é uma tarefa árdua, mas precisa ser encarado como uma necessidade humana decorrente das mudanças sociais e da dinâmica do tempo em que vivemos.

Todos somos diferentes, o que propicia a troca, as várias visões e opiniões a respeito dos diversos aspectos da existência.

Nesta direção a educação tem importante papel na valorização de cada um. Devemos sim, respeitar e amar as pessoas indiscriminadamente, respeitando-as e reforçando a auto-estima.

A educação é a forma mais eficaz para a obtenção desta igualdade entre os seres, pois deverá oportunizar a todos situações de crescimento e aprimoramento em prol da formação do cidadão atuante, consciente e justo.

Valorizar a diversidade e conscientizar crianças e adolescentes para a necessidade de compreender a diferença e respeitá-la em todas as suas manifestações são tarefas essenciais do mundo contemporâneo e a escola não pode ficar de fora dessa luta, por ela ser um lugar onde a construção dos valores morais se concretiza, complementando os ensinamentos recebidos no meio familiar.

Não conseguiremos conviver em grupo se olharmos somente para as diferenças em nossos semelhantes, porque muitas vezes o que é um defeito para uns, é qualidade para outros. Devemos respeitar e amar as pessoas indiscriminadamente.

Quando aprendermos a enxergar o outro como um ser diferente, mas especial, teremos então um mundo mais justo, igualitário e com menos violência, e conseqüentemente pessoas mais felizes.      


 



Fonte:

http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,46445,Conviver-com-as diferencas.html#ixzz1luUa7LZ8


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário